Este artigo não cita fontes confiáveis. (Outubro de 2016) |
Os clones de Grand Theft Auto ou clones de GTA são um gênero de ação e aventura de jogos de videogame simbolizadas pela série Grand Theft Auto, onde os jogadores podem encontrar e utilizar uma variedade de veículos e armas grátis em um mundo aberto. Incorporando uma combinação de missões fundamentais para o avanço do enredo e missões laterais para melhorar a reputação, o enredo de jogos neste gênero tipicamente tem fortes temas do crime e da violência.
Jogos anteriores com uma jogabilidade semelhante incluem Body Harvest e Driver (onde o protagonista é majoritariamente condutor de veículos) e o nível de design aberto são conceitos de jogos de 1980, como Metroid. Isso não até define o gênero. Em 2001, o jogo Grand Theft Auto III, no entanto, fez o gênero atingir um tal grau de popularidade que ele incentivou desenvolvedores à capitalizar sobre a fórmula. Agora vão algumas dezenas de jogos onde o jogador pode controlar uma vasta gama de veículos e armas, tomando níveis maiores, abrangendo várias cidades, e oferecendo a possibilidade de explorar o interior dos edifícios. Muito poucos jogos, porém, têm sido capazes de chegar perto do sucesso financeiro e crítico da série Grand Theft Auto.
Uma vez que chamar um jogo de um "clone" traz uma conotação negativa, revisores se vêm com outros nomes para o gênero. Nomes como "Sandbox Games", no entanto, são aplicados a uma vasta gama de jogos que não partilham as principais características da série Grand Theft Auto. Outros esforços para definir o nome e gênero foram feitas, porém não houve consenso.